Último Fita!? Só um pouquinho....

Então pessoal, como grande parte sabe, saiu a notícia (triste para mim) que o Round Fita como conhecemos está acabado.
Sim, aquela prova onde ficamos o dia todo no campo, e cada categoria atira suas 4 distâncias respectivas.
Pois a FeGAF anunciou em seu perfil no Facebook, que este seria o último Fita da história!


Bem, vamos ver essa história direitinho.

No começo do ano, a WA anunciou que iria mudar as regras do Campeonato Mundial e etapas da Copa do Mundo, para que todos ficassem no mesmo formato dos Jogos Olímpicos. Simplificar para unificar.
A mudança consiste basicamente em trocar a maneira de classificação dos atletas.

Exemplo: o recurvo masculino, atualmente, atira as distâncias de 90, 70, 50 e 30 metros, para completar um Round Fita, e ter assim definidas as pontuações dos atletas no ranking geral.
Com a mudança, as distâncias variadas acabam, e os atletas vão atirar duas vezes a distância de 70 metros. Ou seja, 72 flechas a 70 metros, divididas em duas etapas de 36 cada. Daí se tiram as pontuações para classificação.
O recurvo feminino passaria a atirar a mesma distância na classificatória.
Como sabemos, os Jogos Olímpicos já são neste formato....

Bom essa regra também vai valer para os campeonatos nacionais. No nosso caso, o Campeonato Brasileiro (realizado em Minas este ano), daqui pra frente vai ser neste novo formato.
Para o campeonato de cadetes e masters, o formato seria o mesmo, mas cada categoria atira na sua segunda distância mais longa.

MAS! e aqui abro um parênteses.
Essa regra não se aplica de maneira exata. Um país ou clube (ou federação estadual) podem, se quiser, fazer um Round Fita 1440, oficial e valendo estrela fita. Até por que, se não fosse assim, ficariam os recordes de distâncias inabalados para sempre?

O ranking brasileiro, porém, será formado apenas pela provas no formato Duplo 70m.

Mas, como me disse o Bernardo Oliveira, aí entra a pergunta: se a Copa do Mundo, Mundial e as Olimpíadas são só 70m, pra que atirar as outras distâncias?
........

Então, o "velho" Fita não está acabado. Apenas tem um novo companheiro, o Duplo 70m.
Agora, serão nomeados  agora Round 1440, e Round Duplo 70m.

Bom, esperamos que todos gostem da mudança, pois ela parece inevitável. Quem sabe, podemos atirar um Fita completo novamente um dia desses.

Eu, particularmente, não sou a favor do formato "enxugado" adquirido. Já aconteceu a alguns outros esportes a mesma coisa, como o Tae Kwon Do por exemplo. O formato olímpico é exatamente a definição de "esporte", enquanto a velha escola da ITF, ainda se pode chamar de arte marcial.

Gostaram, não gostaram? Deixem suas opiniões nos comentários!

Abraços!

PS Agradecimentos ao Fernando Wolff e ao Bernardo Oliveira que ajudaram nas informações a fim de esclarecer essa questão.

Comentários

Unknown disse…
Perfeito! Muito interessante o artigo, mas esse é um assunto que cria muita discórdia entre os arqueiros. Muitos não gostam do Round FITA e outro tanto não suportam ter que atirar sempre numa mesma distância... Em MG fizemos as provas alternadas, mesmo contra a vontade de alguns. O sonho de se conquistar uma estrela FITA de 1350 e, quem sabe, de 1400 ainda não acabou... Vamos em frente. Att. Dílio Alvarenga

Postagens mais visitadas deste blog

Cavalete para alvo!

Mini arco (ou mini besta)!

Final em Paris...