1980...


Essa Olimpíada ficou marcada na história... Não pela grande atuação dos atletas, ou de quebras de recordes fantásticos, mas sim pelo boicote sofrido na União Soviética.

O cenário dos Jogos Olímpicos era Moscou. Devido a invasão soviética ao Afeganistão, diversas nações continentais estavam realizando ações em protesto, e os EUA lideraram o boicote aos jogos olímpicos, que foi seguido por mais de 70 países.

No Tiro com Arco, Pace era o atleta com mais chances de um ouro olímpico, e ficou de fora.

O arqueiro que conquistou o ouro na competição, subindo ao lugar mais alto do pódio, foi o finlandês Tomi Poikolainen, fazendo uma pontuação de 1220 no primeiro Fita, e 1235 no segundo, ficou apenas 3 pontos na frente do segundo colocado.

Nascido dezembro de 1961, em Helsinquía (Helsinki), capital da Finlância, Tomi participou de 5 competições Olímpicas ao longo de sua carreira, entre as décadas de 80 e 90.
Na sua estréia, em Moscou, ganhou a medalha dourada, o que o fez entrar para história do Tiro com Arco. Na época, tinha apenas 18 anos...

Bóris Isachenko (esq), Tomi Poikolainen (centro) e Giancarlo Ferrari (dir)

Em 1984, jogos de Los Angeles, terminou a competição em 5º lugar.
Nos jogos de 1992, em Barcelona, conquistou a prata na competição por equipes masculinas.

Segue abaixo, um vídeo no qual podemos ver sua performance durante os jogos de Moscou.



O Brasil nas Olimpíadas
Nessa Olimpíada, também temos uma outra marca, mas dessa vez para o Brasil.  O atleta carioca Renato Emílio se tornou o primeiro brasileiro a participar das Olimpíadas. Na competição, ficou na vigésima sétima colocação.
E junto com ele, a gaúcha Arci Kempner , que ficou an 26ª colocação no feminino.
Os dois fizeram a estréia do Tiro com Arco brasileiro nas Olimpíadas.

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cavalete para alvo!

Mini arco (ou mini besta)!

Final em Paris...