1988... Coreanas dominam o pódio na Olimpíada de Seul!

E quem foi a campeã olímpica de Seul? Um dos maiores nomes da história do tiro com arco...


Nascida em abril de 1971, a arqueira integrou a equipe olímpica da Coreia do Sul nas olimpíadas de 1988, 1992 e 2000. 

Atirando em seu país, com apenas 17 anos, a arqueira conquistou seu primeiro ouro olímpico em 1988. Ela ainda ganhou o ouro nas equipes (como vemos logo abaixo) na mesma competição.

No ano seguinte, ela venceu o Campeonato Mundial na Suíça, ouro no individual, ouro por equipes. Logos após, em 90, teve o bronze no Jogos Asiáticos, em Beijing.
Em 1991, no Mundial disputado dessa vez na Polônia, novamente campeã, individual e por equipes. Ouro em ambos.
Nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, conquistou ouro por equipes e prata no individual.

Logos após essa edição dos jogos, Kim parou de atirar, casou-se e teve dois filhos. Mas, quem disse que é fácil largar o esporte? Em 1999 ela voltou a treinar, e se classificou para as Olimpíadas de Sidney, onde conquistou novamente o ouro nas equipes, e no individual ganhou o bronze.

Suas conquistas no esporte foram muitas.
Durante sua carreira, Kim conquistou 6 medalhas olímpicas, sendo 4 de ouro (poxa!), 1 prata e 1 bronze. Ainda venceu dois mundiais (89 e 91) levando ouros nas categorias individual e equipe.
Ela é a arqueira que tem o maior número de medalhas olímpicas e mundiais, e foi por muitos considerada a melhor arqueira que já existiu (com um currículo desses tbm...)

Em 2011, Kim foi considerada pela FITA "A Arqueira do Século 20" (Female Archer of the 20th Century). Desde sua aposentadoria como atleta em 2003, ela tem trabalhado como comentarista e na organização de competições e eventos relacionados ao tiro com arco.

No fim do ano passado, Kim foi convidada pelo Rei da Arábia Saudita para treinar uma equipe feminina para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.
Ela deve se mudar para lá no início deste ano (se é que já não foi) e começar a treinar a primeira equipe feminina que o país terá.
___________________________________________________________________


Como vimos acima, a campeã por equipes foi o time da Coréia do Sul. 
Com as atletas Kim Soo-Nyung (acima), Wang Hee-Kyung (abaixo) e Yun Young-Sook (direita) a equipe conquistou o que seria a primeira de muitas medalhas das equipes femininas coreanas.

Além do mais, elas foram as três primeiras colocadas no individual também. Na ordem acima, ficaram em 1º, 2º e 3º lugar, dominando o pódio da competição.

Começou aí a longa série de vitórias, que veremos nas próximas edições.

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cavalete para alvo!

Mini arco (ou mini besta)!

Final em Paris...